Aumento de carros híbridos estimula oferta de lubrificantes premium

Entre dezembro de 2022 e julho de 2023, o número de veículos híbridos no Brasil aumentou de 83.952 para 106.346 unidades, representando um crescimento de aproximadamente 26,62%, conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), analisados pela NeoCharge. As previsões para os próximos anos são bastante animadoras. Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério das Minas e Energia, aponta que a participação de carros híbridos (tanto convencionais quanto plugáveis) na frota brasileira deve aumentar em 3,6 vezes até 2032.

Para atender a essa crescente demanda, a Lubrax, marca de óleo lubrificante da Vibra, tem expandido sua linha Supera e recentemente lançou o Lubrax Supera Premium, um produto desenvolvido especificamente para veículos que combinam motores a combustão e elétricos. Com tecnologia aprovada pelas principais montadoras, os novos lubrificantes estão disponíveis nas viscosidades 0W-20 e 5W-30, formulados com bases sintéticas premium e aditivos de alta performance.

“Os carros híbridos exigem lubrificantes específicos ou aqueles iguais aos usados em veículos a combustão, mas com pacotes de aditivos diferenciados. Já os veículos elétricos requerem soluções de lubrificação distintas. Nosso objetivo foi criar um produto de máxima performance, que promova a redução de emissões poluentes, garanta uma limpeza eficaz dos componentes do motor e diminua o consumo de combustível. O Lubrax Supera Premium atinge esses objetivos”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra.

Os lubrificantes Lubrax Supera Premium 0W-20 e 5W-30 são considerados óleos sintéticos premium de última geração, oferecendo desempenho superior ao exigido pelas montadoras. Eles garantem máxima eficiência para motores automotivos modernos movidos a gasolina, etanol, flex, GNV e são especialmente recomendados para veículos híbridos. Além disso, proporcionam uma significativa redução no consumo de combustível, que pode ultrapassar 4%, conforme testes de economia realizados pela API Seq VI E, e oferecem mais de 49% de proteção contra desgaste no trem de válvulas, de acordo com os testes da API Seq IVB.

Líder de mercado, a Lubrax investiu em tecnologia e inovação para desenvolver os novos lubrificantes Supera Premium. O processo envolveu 8 etapas na composição e formulação, incluindo mais de 15 mil horas de pesquisa e desenvolvimento em laboratórios no Brasil e nos Estados Unidos. Foram desenvolvidas mais de 12 fórmulas até encontrar as melhores opções, além de 5 mil horas de testes de campo e 1 mil horas de testes de desempenho em motores.

“No desenvolvimento desta nova linha, buscamos o melhor parceiro tecnológico. Precisávamos de um mix de aditivos que atendesse às nossas necessidades, considerando as condições climáticas e a severidade da realidade brasileira. Nosso compromisso é sempre oferecer as melhores soluções aos nossos clientes”, complementa Vanessa.

Com um olhar voltado para o futuro, a Vibra reconhece que a evolução do setor de lubrificantes depende da formulação de soluções que utilizem energias limpas, adotem novos componentes e garantam maior eficiência, minimizando as emissões de gases poluentes. Para isso, a empresa investe em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos que acompanhem as atualizações dos motores e as demandas do mercado.

A Vibra conta com um dos principais laboratórios da América Latina, que abriga cerca de 50 profissionais, incluindo 10 especialistas focados em inovação e desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, para atender às especificações mais exigentes do segmento. “Estamos comprometidos em oferecer lubrificantes que cumpram as regulamentações ambientais e que proporcionem mais autonomia ao motor, além de prolongar os intervalos de manutenção. Os novos motores exigem lubrificantes de maior desempenho para atender limites ambientais cada vez mais rigorosos”, analisa a executiva.

Além de produtos para veículos leves, como automóveis e motos, a Lubrax, marca mais lembrada e vendida do Brasil, oferece uma ampla gama de produtos para diversos segmentos, incluindo o agrícola, veículos pesados, industriais, ferroviários e marítimos, sendo a única marca 100% brasileira. A empresa desenvolve formulações específicas para as condições das estradas e dos combustíveis utilizados na frota nacional, diferenciando-se dos padrões de outros países. O grande diferencial da Lubrax é sua capacidade de adaptar formulações à realidade e às condições climáticas do Brasil, trabalhando em projetos junto aos clientes para entender melhor suas operações e, assim, propor as melhores soluções.

“Quando o Brasil avança, ele avança com a Vibra.” Com mais de 50 anos de experiência e liderança no segmento de distribuição de combustíveis e lubrificantes no Brasil, a Vibra oferece a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhando-se às melhores práticas de ESG do setor.

Na área de lubrificantes, a Vibra é líder de mercado com a marca Lubrax e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina, localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A planta produz uma linha completa de mais de 130 famílias de produtos para os segmentos automotivo, industrial, embarcações e ferroviários.

No mercado automotivo, a companhia possui a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede de 8,3 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra Energia incluem as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.

A estrutura logística da Vibra a torna presente em todas as regiões do Brasil, com um portfólio que atende mais de 18 mil grandes clientes corporativos de diversos setores, como aviação, transporte, indústrias, mineração e agronegócio. A empresa também é líder no abastecimento de aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros com sua marca BR Aviation.

Em constante evolução, a Vibra já investiu cerca de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e parcerias com empresas como Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Com essas estratégias, a Vibra está a caminho de se tornar uma das principais empresas de energia do país, desempenhando um papel fundamental na tão necessária transição energética. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.